Aconteceu

Início do Curso de Especialização “Ciência é Dez!” Promete Revolucionar o Ensino de Ciências nas Escolas

No último sábado, dia 26 de agosto, foi inaugurado o Curso de Especialização em Ensino de Ciências – “Ciência é Dez!”. Uma iniciativa conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa visa revolucionar a forma como a ciência é ensinada nas escolas brasileiras.

Destinado a professores graduados que atuam no sistema público de ensino, especificamente no ensino de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o “Ciência é Dez!” é uma oportunidade de aprimoramento para os educadores, com potencial para elevar a qualidade do ensino de ciências nas escolas públicas do país.

O curso é conduzido pela CAPES em colaboração com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que visa fortalecer parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, bem como instituições públicas de ensino superior, para promover a educação a distância. No polo da UAB em Cubatão, 26 cursistas foram selecionados para participar desta jornada de aprimoramento educacional.

O lançamento oficial do curso aconteceu com uma aula inaugural enriquecedora, onde os participantes tiveram o privilégio de ouvir a Prof. Maria Delourdes Maciel, especialista em Ensino de Ciências por Investigação. Sua palestra trouxe uma perspectiva inspiradora sobre a abordagem investigativa no ensino de ciências.

Além disso, durante o evento, os cursistas puderam se familiarizar com as instalações da Universidade Federal do ABC – Campus Santo André e conhecer os professores que irão ministrar as aulas ao longo do curso. A Prof. Dra. Juliana Sato, tutora do polo de Cubatão, expressou suas expectativas positivas em relação ao curso, ressaltando seu caráter prático e dinâmico. Ela destacou a inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desde o primeiro módulo, proporcionando aos alunos uma experiência contínua e enriquecedora.

O curso será coordenado pelo Prof. Dr. Ivonir Albrecht, que demonstrou entusiasmo e comprometimento com o sucesso dos cursistas. Esta especialização busca transformar a dinâmica das salas de aula, priorizando o ensino participativo e significativo, garantindo uma educação de qualidade para todos os alunos.

A proposta do “Ciência é Dez!” é promover a formação continuada dos educadores, estimulando uma postura crítica em relação à prática educativa, ampliando a visão do ambiente escolar em conexão com a sociedade e o mundo moderno, e valorizando o aprimoramento constante da formação do professor.

Este curso representa um passo importantíssimo na direção de um ensino de ciências mais envolvente e transformador nas escolas brasileiras, preparando educadores para melhor equipar os alunos com uma educação de qualidade, relevante e estimulante.

 

Pular para o conteúdo