Aconteceu

Alunos de Engenharia da Computação e Tecnologia da Informação da UNIVESP se reúnem para receber orientações sobre práticas de estudo

Na noite de ontem, 30 de agosto, os alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Bacharelado em Tecnologia de Informação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no ano de 2023 se congregaram no Polo de Cubatão. O propósito era serem orientados em aspectos cruciais das práticas de estudo e, assim, aprimorarem seus desempenhos acadêmicos.

O evento teve início às 19h30 e focou na integração dos estudantes, bem como no esclarecimento de estratégias para formação de grupos de estudo. Além disso, houve exploração do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ferramenta fundamental para o sucesso no processo de aprendizagem na UNIVESP.

Um dos destaques do encontro foi a ênfase dada à colaboração entre os alunos durante o período de estudos. Eles foram incentivados a fazer uso de plataformas digitais, como o aplicativo Teams, instalando-o em seus dispositivos móveis, para facilitar a comunicação entre si. Acredita-se que essa cooperação mútua contribuirá significativamente para um melhor desempenho nas avaliações agendadas para o próximo mês. Além disso, os alunos receberam orientações para manterem um acompanhamento focado nos objetivos estabelecidos pelas disciplinas semanalmente, visando alcançar o sucesso desejado.

As orientações foram ministradas pelo professor Joacir C. Leite, que apresentou estratégias e práticas de estudo. Durante a palestra, o professor abordou conceitos dinâmicos relacionados à teoria do discurso e ao empoderamento (ou promoção da autonomia) do cidadão. Ele baseou-se na abordagem de Michel Foucault, ressaltando que “o poder é produzido por meio de práticas discursivas, ou seja, pela linguagem e pelo conhecimento que produzimos e compartilhamos. O poder se manifesta por meio de discursos, normas e práticas que determinam o que é considerado verdadeiro ou correto em uma sociedade”. Além disso, o professor esclareceu dúvidas dos alunos relacionadas à plataforma de ensino, aos futuros Projetos Integradores (PIs) e às Atividades Práticas Profissionais (APPs).

A reunião contou ainda com a participação dos professores Luiz Costa Junior e do Coordenador do polo, Marcio Henrique Nardez. Eles forneceram suporte adicional e compartilharam informações essenciais.

Por fim, os alunos receberam orientações para aproveitar as instalações do polo, que oferece atendimento de segunda a quinta-feira, das 9h às 22h30, e às sextas-feiras, das 9h às 19h. Essas instalações são um recurso adicional para o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas.

Este evento representou um passo significativo na jornada acadêmica dos alunos da UNIVESP em Cubatão. Ele os preparou para enfrentar, com confiança e determinação, os desafios futuros que se apresentam.