Tecnologia e inclusão são temas do 1º Congresso da Univesp
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou, no dia 30 de outubro, seu 1º Congresso, com o tema “Excelência e Inclusão na Educação a Distância”. O evento reuniu especialistas e profissionais para discutir o uso da tecnologia no ensino superior e políticas públicas voltadas à inclusão digital e acessibilidade.
A abertura contou com a participação do presidente da Univesp, professor Marcos Borges; da secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Stephanie da Costa; e do secretário da SEDPcD, Marcos da Costa. Em uma das falas mais destacadas, o professor Ignácio Poveda, membro do Conselho de Curadores da Univesp, ressaltou a importância de incluir pessoas com deficiência no contexto educacional.
O Centro Municipal de Educação a Distância de Cubatão (CEMEAD) marcou presença com sua equipe técnica e pedagógica, representada por Márcio Henrique Nardez, coordenador do polo; Michel Pessoa Oliveira do Carmo, secretário acadêmico; os professores-tutores Inaiá de Campos, Karen França Azurza, Fernando Pinto Martinez e Gilmar Tenorio Santini; além de Leandro da Nobrega Pinheiro, supervisor de Ensino da SEDUC/PMC.
O evento também contou com o painel “Univesp em Foco”, que reuniu o presidente da Univesp, a diretora acadêmica Lubienska Ribeiro, o diretor administrativo Robson Giordano, o assessor da presidência Ricardo Caceffo, e representantes de instituições parceiras, como o consultor Afranio Cosmos Gonçalves da Rocha (FIPE), o superintendente Roberto Stephanes Soboll (Instituto de Pesquisas Eldorado) e Glaucia Chiliatto (Softex). Durante o painel, foram apresentados os principais números e atividades da Univesp, além de parcerias voltadas para a capacitação dos estudantes.
O dia foi encerrado com homenagens especiais, incluindo a entrega de certificados de ‘Honra ao Mérito’ e de ‘Destaque’ a alunos e profissionais formados pela Univesp.