Em foco

Centro de Educação a Distância de Cubatão celebra formatura de mais de 70 alunos

Foi realizada na noite desta quinta-feira (24) a cerimônia de formatura dos alunos Centro Municipal de Educação a Distância (Cemead) POLO UAB – Universidade Aberta do Brasil em Cubatão, que é ligado à Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A solenidade ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), marcada como primeiro evento formal em nível superior de uma universidade pública na Cidade. O evento contou com a presença do prefeito Ademário Oliveira, do secretário-adjunto de Educação Guilherme Amaral, do secretário de Assistência Social Sebastião Ribeiro ‘Zumbi’ e da chefe de Gabinete Renata Almeida.

A organização foi da Prefeitura de Cubatão via Seduc. Foram 72 formandos, representando as áreas de Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Matemática e Pedagogia. O ato contou ainda com presença dos pais dos formandos e demais pessoas importantes que contribuíram para a concretização dessa trajetória em suas vidas. Na cerimônia, estavam formandos dos anos de 2021 a 2023.

“Ver que o ensino superior de qualidade transforma vidas em nosso município é muito gratificante. Certamente, essa é uma conquista individual dos formandos, com desenvolvimento acadêmico de mais uma turma de profissionais que entra para o mercado de trabalho totalmente qualificada”, comentou o prefeito Ademário.

Para Guilherme Amaral, “completar o ciclo fortalece a reputação da instituição, atraindo mais alunos. Isso engrandece a Educação da nossa Cidade, que ganha em ter mais gente formada nas áreas oferecidas pela instituição”. O secretário-adjunto destacou que as formaturas realizadas na Acic, com toda a estrutura de grandes cerimônias, foi um compromisso da Seduc e tem o objetivo de valorizar o estudante, celebrando todos que chegaram na etapa final do processo educacional. Além dos estudantes do ensino superior a distância, alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também contaram com a cerimônia de formatura.

“O impacto é coletivo e enriquece a vida não apenas dos formandos, mas de toda a comunidade. Nós, da equipe do Polo, já temos muitas histórias de sucesso para contar, antes mesmo da formatura, o que nos deixa muito satisfeitos”, reforçou o professor e paraninfo da turma, Joacir de Carvalho Leite. Joacir comandou por muitos anos o Cemead, reestruturando o Centro, e foi peça fundamental para construção da história de sucesso do Polo EAD.

“Este dia representa apenas o início desse percurso promissor. Agora é um momento de celebração de entender a importância do ensino a distância para esses adultos”, reforçou O coordenador da Instituição, Marcio Henrique Nardez.

Cursos oferecidos – Atualmente, a Univesp Cubatão oferece cursos como Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Tecnólogo em Gestão Pública, Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados, Bacharelado em Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais. Ainda são ofertados cursos de língua inglesa, em parceria com a Universidade de Cambridge, e língua espanhola – via Edinumen, financiado pelo Governo Espanhol. Além dos cursos da Univesp, o Cemead oferece graduação e pós-graduação pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para o ano de 2024, também serão disponibilizadas vagas via Provão Paulista, destinadas aos alunos do ensino médio das escolas estaduais do município. Os alunos ingressam por meio de vestibular realizado pela Fundação VUNESP. O início dos novos cursos ocorre em meados do mês de agosto. O vestibular será anunciado brevemente.

Imprensa Cubatão