CEMEAD participa do 5º Congresso Nordestino de Educação a Distância (CONEAD)
O Instituto Federal de Pernambuco sediou, entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, o 5º Congresso Nordestino de Educação a Distância (CONEAD). O evento ocorreu nas instalações do Campus Recife do IFPE e reuniu alguns dos principais nomes da educação a distância no Brasil, promovendo debates sobre as melhores práticas e políticas para uma EAD que atenda às necessidades específicas da sociedade, incentivando inclusão e excelência acadêmica.
O Centro Municipal de Educação a Distância de Cubatão (CEMEAD) marcou presença no congresso apresentando três experiências de trabalhos desenvolvidos na unidade educacional. No Eixo 1 – Educação a Distância: Qualidade na Formação de Professores – a professora Inaiá de Campos apresentou o trabalho “Impactos do Centro Municipal de Educação a Distância de Cubatão na Formação Continuada de Professores da Rede Municipal”. Já no Eixo 3 – Tecnologias da Informação e Comunicação: Inovação, Acessibilidade e Inclusão – o professor Joacir Carvalho Leite trouxe o trabalho “O Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e as Possibilidades de Projetos de Extensão em Cursos de Educação a Distância”. Por fim, o professor Luiz Costa Junior apresentou sua contribuição no mesmo eixo com o trabalho: “Flexibilidade e Reflexão na Formação Docente: A Experiência de Mulheres na Educação a Distância e o Impacto dos Projetos Integradores na UNIVESP”, consolidando as contribuições do CEMEAD ao debate.
Com o tema “Desafios para EAD Pública de Qualidade Socialmente Referenciada”, o congresso foi um espaço de reflexão e troca de experiências entre profissionais, pesquisadores, educadores e estudantes de 9 estados do país. Durante os três dias de evento, os participantes tiveram acesso a uma programação variada e intensa, que incluiu palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. O evento contribui significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras.
Para o Diretor-Geral da DEaD do IFPE, José Bento da Silva, o congresso representou uma oportunidade de promover um diálogo aprofundado sobre a educação a distância, especialmente em um momento em que a modalidade tem se mostrado essencial para a democratização do ensino. “Nosso objetivo foi fomentar uma EAD acessível, de alta qualidade e que responda às demandas sociais, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo”, destacou.
O 5º Congresso Nordestino de EaD promoveu não apenas debates de alto nível, mas também a construção de novas parcerias e o fortalecimento de redes de colaboração entre instituições de ensino, gestores educacionais e a comunidade acadêmica.
Para conhecer os trabalhos apresentados pelo Centro Municipal de Educação a Distância de Cubatão no 5º Congresso Nordestino de Educação a Distância, clique aqui.